RIBEIRO, Mayra
Rodrigues Fernandes. A sala de aula no
contexto da cibercultura: formação docente e discente em atos de currículo.
2015. 199f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade
do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
RESUMO
Este trabalho de tese tem como temática a formação docente situada no
contexto da cibercultura. Parte do pressuposto de que professores formadores e
em formação precisam dialogar com saberes/fazeres que potencializem suas
aprendizagens em um novo espaço/tempo
da sala de aula e que a
pesquisa no ensino superior se tece no exercício da reflexão sobre/na prática
em um processo plural de auto-hetero-ecoformação. Tem
como objetivo construir atos de currículo, utilizando as potencialidades dos
ambientes virtuais, das redes sociais e da internet para ressignificar o
aprender/ensinar situado nas vivências dos praticantes culturais dentro/fora da
universidade. Como problemáticas central e secundárias da pesquisa-formação na
cibercultura, temos, respectivamente: como a criação de atos de currículo com o
uso das tecnologias digitais em espaços multirreferencias de aprendizagem podem
potencializar as práticas formativas docente e discente no Curso de Pedagogia
da UERN no contexto da cibercultura? Quais dispositivos engendram práticas
formativas autorais, no presencial e no online, com o uso das tecnologias
digitais em rede? Como construir uma relação pedagógica de interação
colaborativa, docente e discente, mediada pelo uso das tecnologias digitais? A
criação de atos de currículo utilizando as tecnologias digitais contribui com
novos letramentos digitais dos praticantes na cibercultura? Tomamos como
inspirações teórico-metodológicas a
pesquisa-formação (SANTOS; MACEDO; NÓVOA) multirreferencial (ARDOINO, BARBOSA,
MACEDO) com os cotidianos (CERTEAU, ALVES, FERRAÇO, OLIVEIRA), situada no contexto da cibercultura (SANTOS, SILVA, LEMOS, SANTAELLA,
LEVY), entrelaçadas aos sentidos dos autores da pesquisa desse trabalho de tese. A pesquisa foi desenvolvida no
cenário formativo do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande
do Norte – UERN nas disciplinas de Didática e Estágio Supervisionado I. Como resultado, apresentamos que as ambiências formativas criadas
nos atos de currículo no ensino presencial e online, apontam perspectivas que
vão ao encontro de uma formação docente e discente do ciberautorcidadão, uma postura em processo, em devir, que se
constrói na relação cidade/ciberespaço, em espaços/tempos de aprendizagens
plurais, referenciadas nas experiências tecidas nesses contextos.
Palavras-chave: Pesquisa-formação na cibercultura. Multirreferencialidade.
Cotidianos. Atos de currículo. Ciberautorcidadão.
Banca:
Profª Drª. Edméa Oliveira dos Santos [Orientadora] – UERJ
Prof Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa – UERN
Prof Dr. Ronaldo Nunes Linhares – UNIT
Profª Drª Inês Barbosa de Oliveira – UERJ
Profª Drª Maria da Conceição Silva Soares – UERJ
Suplentes:
Profª Drª. Rita de Cassia Prazeres Frangella - UERJ
Profª Drª. Adriana Hoffman - UNIRIO
ROSSINI,
Tatiana Stofella Sodré Rossini. Pesquisa-design
formação: uma proposta metodológica para a produção de Recursos Educacionais
Abertos na cibercultura.
351f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação
(PROPED) da Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(UERJ), Rio de Janeiro, 2015.
RESUMO
Essa pesquisa inspirou-se nos movimentos sociais recentes
relacionados à abertura de materiais didáticos para compartilhamento, (re) uso
e remixagem no ciberespaço. Assim, partimos da seguinte problemática: como desenvolver atos de
currículo capazes de contribuir para a produção de Recursos Educacionais
Abertos (REA) para a docência e aprendizagem na cibercultura? O
objetivo foi desenvolver um dispositivo-metodológico como
ato de currículo que atualiza a pesquisa-formação para o design de situações de ensino-aprendizagem e de artefatos
pedagógicos que contemplem a autoria dos praticantes culturais.
Para atingir o proposto, foi desenvolvido um dispositivo que atualiza o método
da pesquisa-formação para a docência e aprendizagem na cibercultura (SANTOS, 2005;
2014) com alguns princípios da pesquisa-design (GRAVEMEIJER; COBB, 2006; van den AKKER, 1999;
BROWN, 1992; COLLINS, 1992; NEWMAN, 1990; KELLY, 2003; RAMOS; STRUCHINER, 2008)
para propiciar a produção de artefatos digitais utilizando os recursos
oferecidos pelas plataformas da Web 2.0. A pesquisa-design formação, como método e o design interativo aberto como dispositivo, foram criados com o
objetivo de sistematizar o processo de construção e implementação de atos de
currículos e arquitetar percursos abertos em plataformas da Web 2.0. A
metodologia proposta parte da bricolagem da pesquisa-formação multirreferencial
na cibercultura com a pesquisa-design.
A pesquisa está estruturada em quatro conceitos-tema importantes: a)
educar na cibercultura: mídias em destaque; b) Design na Web
2.0: faça você mesmo e de preferência acompanhado; c) Professor-autor e a sua
construção epistemológica e metodológica, e; d) Professor-autor em formação:
enunciação, negociação e autoria. Essa pesquisa revelou alguns achados
nas dimensões referente ao design
como produto e processo, método e atos de currículo, que têm a intenção de
contribuir para: a) a sistematização de processos de aprendizagemensino, promovendo a produção de artefatos digitais
abertos por professores e alunos; b) o design
estrutural e proposicional das atividades pedagógicas; c) a formação de
sujeitos-autores na cibercultura. Portanto, esta pesquisa contribuiu para a
autorização e autonomização dos praticantes culturais através da metodologia
pesquisa-design formação bem como a
disponibilização de materiais digitais abertos na cibercultura.
Palavras-chaves: Recursos Educacionais Abertos. Pesquisa-design
formação. Professor-autor. Cibercultura
Banca:
Profª Drª. Edméa Oliveira dos Santos [Orientadora] – UERJ
Prof Dr. Nelson de Luca Pretto - UFBA
Profª Drª.Miriam Struchiner - UFRJ
Prof Dr. Daniel de Queiroz Lopes - UNISINOS
Profª Drª.Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ
Profª Drª. Edméa Oliveira dos Santos [Orientadora] – UERJ
Prof Dr. Nelson de Luca Pretto - UFBA
Profª Drª.Miriam Struchiner - UFRJ
Prof Dr. Daniel de Queiroz Lopes - UNISINOS
Profª Drª.Rita de Cássia Prazeres Frangella - UERJ
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ResponderExcluirVai ter transmissão on line das defesas ?
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