Debates Onlines


Atividade 1 - Debate Online e Presencial com Daniel Lopes

O evento já começou! (não se assuste, mas é um pouco de verdade!)

Nós adoramos o gosto e o cheiro do presencial e por isso mesmo queremos deixá-lo mais quente, mais vivo! Então, estamos propondo começar o evento desde já com a discussão do artigo "Professor-propositor: a curadoria como estratégia para a docência on-line" de Daniel de Queiroz LopesLuis Henrique SommerSaraí Schmidt!

Mas você não só acompanha a discussão sobre o artigo, como também entra na roda e coloca a sua opinião!! E, não é só isso não! No dia 05 de novembro o próprio autor do texto, Daniel de Queiroz Lopes, estará conosco! Neste dia, vamos compilar a discussão e ouvir a sua própria opinião e, como gostamos, debater ainda mais!

Gostou? Participe::

Acesse AQUI para discussão.
E AQUI ou na imagem para ler o artigo!


Resumo do Artigo:

Frente à constante transformação do cenário tecnológico, ao invés da formação focada no uso aplicado e restrito das tecnologias digitais, é preciso criar e disseminar metodologias que se articulem aos saberes e práticas próprias da docência, articulando proposições teóricas e epistemológicas que não sigam o ritmo de obsolescência imposto pelo mercado tecnológico. O presente ensaio teórico visa apresentar e constituir uma discussão em torno da ideia de curadoria como um conceito e uma estratégia para a docência on-line no sentido de favorecer práticas de ensino e de aprendizagem a favor da autoria docente e da socialização dos saberes. Numa perspectiva teórico-metodológica, consideramos a comunicação, a mobilidade, o hibridismo tecnológico e a liberação do polo da emissão como elementos chave que podem sustentar a curadoria como prática de socialização e mediação de saberes, carregando de potência as experiências de aprendizagem no contexto da educação on-line.

Palavras-chave: Curadoria; Tecnologias digitais; Docência; Educação On-line; Práticas Pedagógicas.


Atividade 2 - Hangout on air - Vivências em Eventos Científicos Online uma Bricolagem da Educação Online
04 de novembro, quarta-feira, às 21h
Mediação: Alice Maria Costa

Resumo: As formas de ensinar/aprender vêm se transformando com a cibercultura. Nesse contexto compreendemos a construção colaborativa de variados desenhos didáticos da Educação Online agenciados também com os eventos científicos da mesma natureza. É justamente essa perspectiva que parece possibilitar uma incursão pelo fazer dos eventos científicos online e pelos conceitos fundamentais como dialogismo, polifonia, criatividade. Com isso, o nosso objetivo é promover uma conversa sobre como os alunos têm participado dos eventos científicos online e como os seus cursos têm mobilizado as redes sociais da internet no sentido de bricolar o processo formativo com as práticas culturais contemporâneas.
Orientações para inscrição e participação: acessar o hangout on air pelo link https://plus.google.com/events/c1o01vtsm80rtpbuecsvcqf5j0o

Carga horária: 1h

Contato para dúvidas sobre esta atividade: alicemaria.costa@yahoo.com.br



4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal! Vamos que vamos...Que começa o debate por aqui? Esperamos vocês para o debate e para as atividades presenciais!
    []s
    Méa

    ResponderExcluir
  3. Olá Pessoal,
    As inscrições para o Hangout on Air "Vivências em ambientes científicos online, uma bricolagem da Educação Online" já se encerraram. Porém, para você que tem interesse em participar conosco, poderá assistir pelo YouTube http://www.youtube.com/watch?v=2gGR3etp9Xg. Estaremos recebendo seus comentários abaixo do vídeo no YouTube, pelos Twitters @gpdoc0 e @AMFRC, além do ambiente do Hangout. Usem as hastags (marcadores) #edoc e #debateonline para ajudar no rastreamento nas redes sociais. Agradecemos a todos! Ciberabraços,

    ResponderExcluir